Informativo Mensal

JULHO/2015 - Sistema reduz desperdício de água usada na agricultura em até 30%.

Um novo sistema que permite evitar o desperdício de água em até 30% no manejo da irrigação é uma nova aposta para economizar na área da agricultura. A tecnologia inclui um sensor que mede a umidade do solo e um equipamento eletrônico sem fio que envia as informações obtidas para um computador, que realiza a análise dos dados ao produtor, explica Sonia M. Zanetti, pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP).

A solução, criada pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a empresa de tecnologia Sencer, pode ser aplicada em todas as produções agrícolas, é sustentável e fácil de manusear. Além de ser compatível com diversas plataformas, o sistema é de baixo custo e não precisa de manutenção.

O sensor é uma mistura de óxidos semicondutores e o pó obtido é conformado por prensagem, gerando um elemento poroso. As propriedades elétricas do sensor são alteradas pela presença da água, e assim, é possível medir a umidade pelo monitoramento da resistência elétrica do sensor cerâmico. Quanto mais água estiver presente no solo, maior será a alteração da resistência.

Além da coleta de dados, o aparelho ainda oferece dados climáticos disponíveis, como previsão de tempo, índice de chuva, temperatura, umidade do ar e velocidade e direção do vento. Através da tecnologia, também é possível fazer análises avançadas do solo e plantio com base em históricos de dados, tendências e estatísticas.

O objetivo do sistema é gerar conhecimento ao agricultor que, na maioria das vezes, irriga 30% a mais que o necessário e se torna uma simples solução para o problema. Se as ferramentas forem usadas corretamente, também haverá economia de energia, aumento de produtividade e melhoria na qualidade do cultivo. (Fonte: G1).

Fonte: Agência Brasil
Site: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/05/29/115858-brasil-e-um-dos-paises-que-mais-investem-em-energia-eolica-diz-associacao.html



VOLTAR
 
 
Apycom jQuery Menus