Entenda a importância da Agenda 2030, proposta pela ONU

 em Andrade engenharia, Andrade Paulista, Envlab, Reciclex

Nos últimos anos, muito se falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas em 2015. A meta desse ambicioso projeto global é que os objetivos sejam cumpridos até 2030 e, assim, gerar mais igualdade. Hoje, nós vamos explicar quais são esses objetivos, em que fase este projeto está e também qual a importância de se cumprir essa agenda. Venha com a gente entender mais.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a construção e a implementação de políticas públicas que visam guiar o desenvolvimento social até 2030.

Dentre estes objetivos estão: a erradicação da pobreza, a promoção de uma agricultura sustentável, a promoção de saúde e bem-estar a todas as pessoas, educação de qualidade, o fortalecimento da igualdade de gênero, água potável e saneamento básico, a implementação justa de uma energia acessível e limpa, trabalho decente para todos, exploração de projetos voltados à inovação, redução das desigualdades e a promoção de cidades e comunidades sustentáveis.

A Agenda da ONU ainda busca que o consumo e a produção sejam mais responsáveis, que os países tomem medidas urgentes para combater as mudanças do clima e seus impactos, que ampliem a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

E não é isso! Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres também é um objetivo importante para a ONU, e, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos também.

O último objetivo proposto pela ONU é fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Um projeto ambicioso, né? Mas que pode tornar o mundo, um espaço justo e equilibrado. Clique aqui para saber mais.

Como este projeto está avançando?

Apesar do projeto ainda não estar completo, uma pesquisa — proposta pela Câmara dos Deputados, publicada em 2021 — apontou que durante estes 6 anos, o Brasil não apresentou progresso satisfatório em nenhuma das 169 metas dos 17 objetivos da Agenda 2030.

O estudo detalhou ainda que das 169 metas, 54,4% delas estão em retrocesso, 16% estão estagnadas, 12,4% ameaçadas e 7,7% apresentaram um progresso insuficiente. Ou seja, com estes resultados é muito provável que o Brasil não cumpra esse plano em 2030.

Por que os ODS são importantes?

Os ODS são importantes para que todos possam viver com qualidade e respeito. De forma geral, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU com agenda até 2030, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de uma vida digna e justa.

Confira também: Entenda o que é a ODS 6 e como o Brasil atua para garantir água potável e saneamento para a população.

O Grupo Andrade tem o compromisso de melhorar continuamente os seus processos e serviços ambientais, garantindo a eficácia do seu sistema de gestão ambiental e sempre atendendo a legislação ambiental vigente. Fique de olho em nosso blog, toda semana tem artigo novo para você!

Fonte-Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/flor’>Flor foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

Postagens Recentes

Deixe um Comentário