Por que as empresas precisam adotar uma mentalidade verde?

 em Andrade engenharia, Andrade Paulista, Envlab, Reciclex

Muitas são as formas de uma empresa ser mais sustentável, ela pode: explorar os recursos naturais de uma forma responsável, promover ações para a diminuição da poluição, reutilizar materiais em vez de descartá-los ao seu primeiro uso, entre outras maneiras. Neste artigo, nós vamos te falar sobre a importância de adotar uma mentalidade verde. Venha com a gente.

Adotar uma mentalidade verde não é mais uma opção, é um dever

As empresas precisam começar a pensar a longo prazo, pois a mentalidade verde não é uma tendência, é uma mudança de comportamento que veio para ficar. 

Atualmente, empresas que não adotam uma mentalidade verde já estão um passo atrás da concorrência. O mercado brasileiro, apesar de engatinhando nesse tema, já apresenta um futuro promissor no que se refere à sustentabilidade.

O que é a mentalidade verde e por que é preciso adotar esse comportamento?

De forma resumida, uma mentalidade verde significa ser mais sustentável e compreender o impacto negativo sobre o meio ambiente. Quando a pessoa, seja física ou jurídica, adota essa mentalidade, ela busca formas para  diminuir o seu impacto negativo em seu meio.

O mercado internacional já está à frente nas discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento social. No mercado brasileiro, no entanto, ainda estamos caminhando nesta discussão. Mas isso não quer dizer que tudo esteja perdido, pois as ações de desenvolvimento social e sustentável em nosso país estão, ano após ano, crescendo cada vez mais. 

“Todo mundo já entendeu que, se a gente quer ter continuidade, ter um planeta para a gente viver, todos nós, sejamos pessoas físicas ou jurídicas, temos que olhar para o todo”, relatou Beatriz Galloni, diretora de Marketing e Sustentabilidade do Banco Safra.

Como as empresas têm se portado em relação à sustentabilidade?

Atualmente, grandes corporações têm sido cobradas por seus impactos negativos ao meio ambiente. E essa cobrança não deriva apenas de legislações específicas, muitos consumidores têm cobrado uma mentalidade verde das empresas. 

Para os pesquisadores Thaíza Giulienne Moreira Pachêco e Ursula Betina Diesel, empresas de todos os setores são as grandes responsáveis pelos danos causados ao planeta. Mas essas organizações já perceberam que precisam fazer algo pelo meio ambiente para se manterem produzindo e vendendo a um mercado cada vez mais rígido quanto às questões ambientais. 

Por que as organizações precisam adotar uma mentalidade verde?

A adoção de uma postura voltada para a preservação do meio ambiente e que leve em conta  a aplicação de práticas sustentáveis proporciona vantagens para as empresas. Afinal, quando uma organização se mostra consciente, os consumidores tendem a enxergá-la com bons olhos. E isso é, sem dúvidas, ótimo para a imagem da empresa.

Além da melhoria da imagem organizacional, adotar uma mentalidade verde pode ser um diferencial em relação aos concorrentes. Há ainda outras vantagens, como: estímulo à inovação, já que com essa mudança de mindset, os serviços e produtos precisam se adaptar aos requisitos de consumidores exigentes.

E aí, entendeu a importância de adotar práticas sustentáveis em sua empresa? Comente aqui. Toda semana, nós produzimos um conteúdo exclusivo para você. Até a próxima!

Fonte-Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio’>Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário